O Conselho Estadual de Pastores de Mato Grosso do Sul (Consepams) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande realiza entre os dias 10 a 15 de outubro a Semana da Criança na Vila Morena (antiga Cidade do Natal).
Esse é um dos dias mais esperados pelas crianças depois do Natal, pois é um momento de diversão e alegria. O evento foi lançado na manhã de segunda-feira (2) na Vila Morena, contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, autoridades e pastores de Campo Grande.
De acordo com o presidente do Consepams, Wilton Acosta, a motivação para a Semana da Criança foi pelo alto índice de violência que o Mato Grosso do Sul tem vivido nos últimos anos. “Desde 2019 a gente figura no topo do ranking dos estados com mais casos de estupro registrado”, pontua Wilton.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 81% dos casos de violências contra crianças e adolescentes denunciados no primeiro semestre de 2021 no Brasil ocorreram dentro da residência de moradia da vítima (violência doméstica), praticada por aqueles que deveriam, na verdade, protegê-los. Esse fator potencializa o medo de denunciar e buscar ajuda, tornando a vítima ainda mais vulnerável.
O presidente do Consepams destaca que a iniciativa é do conselho de pastores, mas não é uma programação apenas para os evangélicos. Acosta disse que a ação é uma forma da igreja poder colaborar nesse combate.
“Nossa preocupação é formar nossos professores e despertar essa consciência, a iniciativa é nossa, mas aberta para a sociedade. Não tem cunho religioso porque o combate a criança não tem isso. Não tem placa denominacional e sim a criança”, pontua Acosta.
Pensado nisso, o Conselho de Pastores com uma visão moderna da infância e de que ela tem valor em si próprio idealizou a Semana da Criança. O evento conta com a parceria da prefeita Adriane Lopes pelo compromisso que tem com a causa das crianças.
A prefeita ressaltou da parceria com o Conselho de Pastores e demais autoridades envolvidas em combater a violência contra as crianças. “Estamos executando uma ação que vai salvar vidas, que vai impactar vidas nessa cidade. Essa iniciativa é uma missão e a Semana da Criança é um despertar das autoridades, do segmento e das igrejas que precisam se posicionar sobre o assunto”, destacou Adriane.
A Semana da Criança é um momento de diálogo e ações para fomentar a reflexão sobre a rede de proteção e os direitos assegurados no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
O evento conta com uma jornada de capacitações, palestras com convidados especialistas nas áreas e principalmente os pais, educadores e todos os responsáveis. A Semana da Criança é aberto para toda a população.
Nesses dias as crianças vão poder participar de várias brincadeiras, oficinas de arte, música e teatro e, terão também apresentações do Corpo de Bombeiros e de escoteiros.
Palestras
- Rede de combate ao abuso e exploração sexual de crianças;
- Educação preventiva e sinais de crianças vítimas de violência;
- A primeira infância e os cuidados necessários
Serviços:
Entre os dias 10 e 15 de outubro, das 9h às 21 horas na Vila Morena (antiga Cidade do Natal)