Desde o início da manhã desta segunda-feira (23) a BR-163, na saída de Campo Grande para São Paulo, próximo da rotatória do anel viário da Capita, está interditada por integrantes do MPL (Movimento Popular de Luta). O bloqueio foi total durante as primeiras horas, mas depois da chegada do reforço policial, liberam uma das pistas.
Devido ao bloqueio da principal e mais movimentada rodovia do Estado, milhares de caminhões e carros de passeio estão parados em um congestionamento que se estende por pelo menos dez quilômetros, travando inclusive o tráfego no anel viário de Campo Grande.
As primeiras informações são que os manifestantes estão acampados desde 2017 às margens do anel viário da Capital, entre as saídas para Sidrolândia e São Paulo e, nesta segunda-feira decidiram fazer o protesto para chamar a atenção das autoridades e para exigir a retomada da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. O grupo prometeu manifestações também em outras regiões do Estado para esta segunda-feira.
Equipes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) acompanham a mobilização desde o começo do protesto, mas não conseguiram evitar a interdição total da pista. Os manifestantes dizem que somente vão liberar o tráfego depois que seus representantes forem recebidos pelo comando do Incra e obtiverem um cronograma para que as famílias recebam terra.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Correio do Estado