
Dados do Ministério da Saúde organizados no Atlas da Violência, lançado nesta terça-feira (5), divulgou que mais de 1 milhão de crianças e adolescentes sofreram agressões em uma década no Brasil.
Segundo os dados, a cada hora, 11 crianças são agredidas a ponto de necessitar de ajuda médica. As informações são do período entre 2011 e 2021, os mais recentes sobre esse tipo de violência.
“Na maioria das vezes, as agressões ocorrem em casa, e os agressores são pessoas próximas, em quem crianças e adolescentes confiam”, avaliam os pesquisadores em relatório do estudo.
A violência ainda é a principal causa de morte entre brasileiros entre 10 a 19 anos. Em países desenvolvidos, a mortalidade mais comum nesta faixa etária é por suicídio e acidentes de trânsito.
“São milhares de crianças e adolescentes que não tiveram a chance de sequer iniciar ou concluir a vida escolar, ou de começar a construir um caminho profissional”, comentam os pesquisadores.
O Atlas da Violência foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.