Quinta, 05 de Fevereiro de 2026

Com bancada de MS dividida, Câmara aprova texto-base da reforma tributária; votação reflete discordâncias regionais sobre novos impostos

Votação revela posicionamentos divergentes entre parlamentares sul-mato-grossenses sobre mudanças na tributação nacional

11/07/2024 às 10h27
Por: Tatiana Lemes Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o texto-base da regulamentação da reforma tributária, Projeto de Lei Complementar 68/24, por 336 votos favoráveis e 142 contrários. O projeto, que teve alterações significativas em relação à proposta original do Executivo, gerou divisões na bancada de Mato Grosso do Sul, com cinco votos a favor e três contra.

Destacando-se na votação, o deputado federal Beto Pereira (PSDB), apoiado por Jair Bolsonaro (PL) na disputa em Campo Grande, votou contra o projeto, alinhado aos deputados do PL, Rodolfo Nogueira e Marcos Pollon. Em contrapartida, os deputados Geraldo Resende (PSDB) e Dagoberto Nogueira (PSDB) votaram a favor, junto com Vander Loubet (PT), Camila Jara (PT), e Luiz Ovando (PP).

A sessão no Plenário se estendeu por mais de 8 horas até a aprovação do texto-base, que regulamenta a cobrança do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), da Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto Seletivo (IS), substituindo PIS, Cofins, ICMS, ISS e parcialmente o IPI.

Entre as mudanças no texto, destacam-se:

  • Devolução de 100% da CBS sobre energia, água e gás para pessoas de baixa renda;
  • Alíquota máxima de 0,25% para minerais, em oposição ao máximo de 1% proposto inicialmente;
  • Redução de 30% nos tributos para planos de saúde de animais domésticos;
  • Redução de 60% na alíquota geral para todos os medicamentos não listados em alíquota zero;
  • Devolução de tributos para turistas estrangeiros que comprarem produtos no Brasil e os levarem na bagagem.

Essas alterações visam criar benefícios tributários, como crédito presumido, reduções de base de cálculo, imunidades e isenções, além de incentivos para diversos setores da economia. A matéria segue agora para análise do Senado Federal.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS
Política Há 2 semanas Em Mato Grosso do Sul

Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS

Em meio à elevada carga tributária nacional, Mato Grosso do Sul se destaca como o estado com o menor ICMS do país. A decisão do governador Eduardo Riedel de não aumentar impostos rompe com a lógica arrecadatória tradicional e exige forte ajuste interno. Com cortes de gastos e investimentos estratégicos, o governo aposta no crescimento econômico como caminho para preservar a competitividade e o poder de compra da população, projetando um legado que ultrapassa o calendário eleitoral.
MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta
Entrevista Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta

Com índice de desemprego entre os mais baixos do país, o Mato Grosso do Sul consolida-se como polo de geração de empregos — e o mérito da virada está mais no planejamento regional do que em ações do governo federal
Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS
Política Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS

Ajustes estratégicos ganham força com a troca na Casa Civil, pressão por novos espaços, ascensão de Rose Modesto e a consolidação da dupla Azambuja-Contar no Senado que empurra Nelsinho Trad para a oposição.
Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS
Refis Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS

Contribuintes poderão aderir ao programa até 15 de dezembro e parcelar débitos em até 36 vezes, com condições especiais para o setor agropecuário e inscritos na Dívida Ativa