Segunda, 01 de Setembro de 2025
Publicidade

 Risco de impugnação: Pré-candidatura de Luiz Ovando como vice de Adriane Lopes gera polêmica

Exibição de programa de rádio e TV pode ameaçar candidatura em Campo Grande

06/08/2024 às 09h17
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A pré-candidatura do deputado federal Luiz Ovando (PP) como vice na chapa de Adriane Lopes (PP) provocou agitação no cenário político de Campo Grande nesta segunda-feira (5). O anúncio da sua candidatura não apenas movimentou o debate político local, mas também levantou questionamentos sobre a conformidade com a legislação eleitoral.

Luiz Ovando, que atualmente possui um quadro semanal no Jornal da Educativa, apresenta o programa “Tribuna da Saúde” toda sexta-feira. No entanto, uma exibição do programa em 17 de julho, disponível no YouTube, pode ter violado as normas estabelecidas pela legislação eleitoral. De acordo com o artigo 45, parágrafo 1º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e o artigo 43, parágrafo 2º, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, pré-candidatos devem se afastar de programas de rádio e televisão desde 30 de junho.

A legislação estabelece que o descumprimento dessas regras pode resultar na impugnação da candidatura e em multa para a emissora envolvida. A multa pode variar de R$ 21.282,00 a R$ 106.410,00, com valores duplicados em caso de reincidência. A situação exige que o Partido Progressista (PP) e o próprio Ovando aguardem uma decisão da justiça eleitoral. Se a candidatura for impugnada, o partido pode ser forçado a substituir Ovando na chapa.

O caso de Luiz Ovando levanta preocupações sobre a aderência às normas eleitorais e a possível repercussão sobre a candidatura de Adriane Lopes, cuja chapa pode enfrentar desafios adicionais se as irregularidades não forem resolvidas de acordo com a legislação.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Investiga MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários