Domingo, 21 de Julho de 2024
Publicidade

Papa será velado a partir do dia 2 na Basílica de São Pedro no Vaticano

Papa Francisco fará missa ao público no próximo dia 5 de janeiro

31/12/2022 às 17h03 Atualizada em 02/01/2023 às 14h26
Por:
Compartilhe:
Sepultamento será de quatro a seis dias após a morte
Sepultamento será de quatro a seis dias após a morte

O Papa Emérito Bento XVI será velado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a partir de segunda-feira 2. Joseph Ratzinger morreu aos 95 anos neste sábado, 31, no Mosteiro Mater Ecclesiae. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O corpo do pontífice ficará sobre uma tapeçaria, com paramentos litúrgicos. O horário de visitação aos fiéis, na segunda-feira, será das 9h às 19h (horário local). Na terça e na quarta-feira, das 7h às 19h (horário local).

Na próxima quinta-feira 5, uma missa, aberta ao público, será celebrada pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, às 5h30 (horário de Brasília). Pela primeira vez na História milenar da Igreja católica, um Papa em exercício presidirá o funeral de um Pontífice emérito.

Se o ritual for mantido, o sepultamento ocorrerá de quatro a seis dias depois da morte, no subterrâneo da Basílica de São Pedro, diante de autoridades escolhidas. O corpo de Bento XVI deve ser colocado em um caixão de madeira de cipreste coberto por outros dois: um de madeira de olmo e um de chumbo. Não se sabe se Bento usará as tradicionais vestes vermelhas papais e o pálio, colarinho de lã branca.

Bento XVI exerceu o pontificado de 2005 a 2013, quando renunciou à liderança da Igreja Católica. Na época, o pontíficie disse que o motivo era a falta de forças na mente e no corpo. Foi a primeira renúncia em 600 anos. O último foi Gregório XII,  em 1415, em meio a uma divisão política na Igreja.

O comunicado da morte do Papa Emérito foi feito pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. “Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 (horário local), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários