Segunda, 01 de Setembro de 2025
Publicidade

“Acordo histórico”: Riedel celebra conciliação sobre a Terra Indígena Cerro Marangatu

Governador de MS anuncia avanços nas negociações para pacificar conflitos fundiários após audiência no STF, com participação de diversas partes interessadas

26/09/2024 às 11h13
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Fotos: Antonio Augusto/STF
Fotos: Antonio Augusto/STF

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, definiu como um “acordo histórico” o resultado da audiência de conciliação realizada no dia 25 de setembro no Supremo Tribunal Federal (STF), destinada a solucionar o conflito fundiário que envolve a demarcação da Terra Indígena Cerro Marangatu, em Antônio João. A questão, que se arrasta por mais de 25 anos, finalmente avançou com a participação de representantes de proprietários, lideranças indígenas e órgãos governamentais.

“Ontem, às 22 horas, terminei o dia conversando com o ministro Gilmar Mendes sobre um acordo histórico aqui em Mato Grosso do Sul da aquisição de áreas em conflito para pacificar a situação da Cerro Marangatu. A gente sempre disse que íamos buscar a conciliação junto com todas as partes interessadas”, afirmou Riedel.

O governador também revelou que se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir os próximos passos do acordo. “Eu participei diretamente das negociações. Está aqui a ata publicada, e estou indo pra Brasília, agora de manhã, para sentar com o presidente [Lula], fechar essa discussão. Retorno ainda hoje à noite e amanhã cedo farei uma coletiva para explicar, com as partes interessadas, todo o encaminhamento que houve desde ontem e que se conclui hoje”, completou.

A audiência no STF, convocada pelo ministro Gilmar Mendes, contou com a presença de representantes da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), da Advocacia-Geral da União, do Ministério dos Povos Indígenas e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Além do governador, participaram as secretárias e secretários de Justiça e Segurança Pública, Cidadania, e a procuradora-geral do Estado, entre outros.

Para detalhar os termos do acordo e suas implicações, Eduardo Riedel convocou uma entrevista coletiva para a imprensa nesta sexta-feira (27), às 7h30, no receptivo do Parque do Prosa, reafirmando seu compromisso com a transparência no processo.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários