O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, não poupou elogios ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), durante uma recente entrevista ao programa da Globo News, onde discutiu o surgimento de novas lideranças políticas no Brasil. “Estão surgindo líderes jovens, bem preparados, bons governadores, como Eduardo Riedel, de Mato Grosso do Sul, e Rui Costa, na Bahia. Eles mostraram responsabilidade na gestão e cuidado com o equilíbrio fiscal”, afirmou Kassab.
Esses elogios não são novos. Há meses, Kassab já havia assinado a filiação do vice-governador Barbosinha ao PSD, além de ter convidado Riedel a se juntar ao partido. O PSD se destaca como um dos partidos em maior crescimento no país, tendo conquistado, nas eleições de domingo, 878 cadeiras de prefeitos, superando o MDB, que tradicionalmente liderava essas estatísticas.
Em contraste, o PSDB, partido atual de Riedel, continua encolhendo. Em Mato Grosso do Sul, o PSDB teve um desempenho notável, elegendo 44 dos 79 prefeitos e mantendo a maior bancada na Capital, com cinco dos 29 vereadores. No entanto, a dificuldade do PSDB em expandir sua influência nacionalmente pode forçar Riedel a considerar uma mudança de sigla, especialmente ao levar em conta a importância do fundo partidário e do tempo de televisão para uma possível reeleição.
Nas últimas eleições, o PSDB obteve apenas o décimo tempo e fundo partidário, enquanto o PSD se destacou como o quarto maior partido, devido ao número de deputados federais eleitos. O futuro político de Riedel pode depender dessas dinâmicas, especialmente em um cenário onde a busca por maior visibilidade e recursos se torna crucial.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e sigua nossas redes sociais.
*Com informações Investiga MS