Segunda, 01 de Setembro de 2025
Publicidade

Afastamento de cinco desembargadores por suspeita de venda de sentenças transforma diretoria do TJMS

Comando do Tribunal passa para Dorival Renato Pavan após saída de presidente e vice envolvidos em investigação da PF

25/10/2024 às 11h14
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) sofre uma reviravolta em sua diretoria após o afastamento de cinco desembargadores, incluindo o atual presidente, Sérgio Fernandes Martins, e o próximo presidente eleito, Sideni Soncini Pimentel. A medida é consequência de uma investigação conduzida pela Polícia Federal (PF) sobre um esquema de venda de sentenças que envolveu magistrados e outras autoridades do estado.

Além de Sérgio Martins e Sideni Pimentel, também foram afastados os desembargadores Vladimir Abreu da Silva, Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues. Com base no regimento interno do TJMS, em casos de afastamento, o vice-presidente assume a presidência. Assim, o desembargador Dorival Renato Pavan agora comanda o TJMS, enquanto a vice-presidência é ocupada pelo magistrado mais antigo, João Maria Lós, com 27 anos de atuação. A função de corregedor-geral, que deveria ser assumida por Carlos Eduardo Contar, ficará com Luiz Tadeu Barbosa Silva, devido a impedimentos relacionados ao TRE-MS.

A operação da PF, que solicitou a prisão de 12 dos 26 investigados, inclui pedidos de prisão para os desembargadores afastados e para outras figuras-chave, como Osmar Domingues Jerônymo, conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS), e seu sobrinho Danillo Moya Jerônymo, servidor do TJMS. Outros alvos são Júlio Roberto Siqueira Cardoso, recém-aposentado e flagrado com R$ 2,7 milhões em espécie, além de Diego Moya Jerônymo e Percival Henrique de Sousa Fernandes, ligados a empresas suspeitas de envolvimento no esquema.

O TJMS ainda não se manifestou oficialmente sobre os próximos passos para recompor sua diretoria de forma definitiva.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Midiamax

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários