Terça, 10 de Fevereiro de 2026

Reforma administrativa em Campo Grande: Prefeita Adriane Lopes promove mudanças no Executivo Municipal

Após a reeleição, o gestor inicia mudanças em sua equipe; Novas exonerações podem ocorrer nas próximas semanas

31/10/2024 às 09h38
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Depois de garantir a sua reeleição por mais quatro anos nas eleições legislativas, na prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), já deu início a uma reforma administrativa na sua gestão. A primeira medida foi a exoneração de João Batista Pereira Júnior, titular da Controladoria-Geral do Município (CGM). Segundo apurações do Correio do Estado , outras exonerações, incluindo as secretárias da Semadur, Kátia Silene Sarturi, e da Sesau, Rosana Leite de Melo, podem ocorrer em breve.

A prefeita está promovendo mudanças não apenas nas secretarias mencionadas, mas também em institutos, agências e fundações que integram a administração municipal. As secretarias de Finanças, Governo, Inovação, Educação e Infraestrutura, no entanto, permanecerão sob a mesma direção por enquanto, com seus titulares mantendo suas funções. Essa estratégia visa revitalizar a administração municipal, acelerar processos de interesse da população e acomodação de partidos aliados ao PP, como PSDB, PL, PSB e MDB, garantindo que os novos indicados possuíssem o conhecimento técnico necessário.

O primeiro escalonamento da administração municipal conta com 13 secretarias, além de diversos órgãos, como o Gabinete da Prefeita e a Procuradoria-Geral do Município. A reforma deve se estender nos primeiros meses do próximo ano, segundo a prefeita. Em entrevista ao Correio do Estado , ela destacou que, no momento, não há outras mudanças nas disposições do secretariado, exceto na CGM. “As equipes atuais estão trabalhando bem, portanto, segue o fluxo”, afirmou.

Contudo, mesmo os secretários que não devem ser substituídos podem deixar seus cargos antes de 2026, pois nomes como Marco Aurélio Santullo e Ademar Silva Júnior já são considerados candidatos para disputas a cargos estaduais ou federais pelo PP. A "dança das cadeiras", portanto, ainda poderá trazer surpresas na administração de Adriane Lopes.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS
Política Há 3 semanas Em Mato Grosso do Sul

Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS

Em meio à elevada carga tributária nacional, Mato Grosso do Sul se destaca como o estado com o menor ICMS do país. A decisão do governador Eduardo Riedel de não aumentar impostos rompe com a lógica arrecadatória tradicional e exige forte ajuste interno. Com cortes de gastos e investimentos estratégicos, o governo aposta no crescimento econômico como caminho para preservar a competitividade e o poder de compra da população, projetando um legado que ultrapassa o calendário eleitoral.
MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta
Entrevista Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta

Com índice de desemprego entre os mais baixos do país, o Mato Grosso do Sul consolida-se como polo de geração de empregos — e o mérito da virada está mais no planejamento regional do que em ações do governo federal
Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS
Política Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS

Ajustes estratégicos ganham força com a troca na Casa Civil, pressão por novos espaços, ascensão de Rose Modesto e a consolidação da dupla Azambuja-Contar no Senado que empurra Nelsinho Trad para a oposição.
Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS
Refis Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS

Contribuintes poderão aderir ao programa até 15 de dezembro e parcelar débitos em até 36 vezes, com condições especiais para o setor agropecuário e inscritos na Dívida Ativa