A eleição para a primeira secretaria da Assembleia Legislativa promete ser um dos maiores embates políticos desta legislatura. O cargo, responsável pela administração das finanças da Casa, tem atraído a atenção de pelo menos três deputados, incluindo o atual ocupante da função, Paulo Corrêa (PSDB), Zé Teixeira (PSDB) e Coronel David (PL), que não pretende abrir mão da candidatura.
Zé Teixeira, que exerceu o cargo na legislatura anterior, já anunciou sua disposição de entrar na disputa, caso a chapa não seja de consenso entre os deputados. Embora atualmente apoie a reeleição da chapa, que tem Paulo Corrêa como candidato à primeira secretaria, Teixeira não hesitará em lançar sua candidatura, caso Coronel David, também do PL, mantenha sua intenção de concorrer. "Caso ele [David] se mantenha firme, entraremos na disputa", afirmou Teixeira.
A disputa ganhou força quando o deputado Pedro Caravina (PSDB) anunciou sua intenção de concorrer à primeira secretaria, mas retirou a candidatura poucos dias depois. Em resposta, Coronel David assumiu sua candidatura e já avisou ao governador Eduardo Riedel (PSDB) sobre sua decisão. No entanto, segundo David, o governador afirmou que não irá se intrometer na disputa interna da Assembleia.
O governador, embora não queira se envolver publicamente, deve ser um fator decisivo na escolha dos deputados, que, de acordo com algumas lideranças, buscarão o seu apoio para definir a disputa. A atual mesa diretora, que tenta a reeleição, é composta por Gerson Claro (presidente), Paulo Corrêa (primeiro secretário), Pedro Kemp (PT) (segundo secretário), Renato Câmara (MDB) (vice-presidente), Zé Teixeira (PSDB) (2º vice-presidente), Mara Caseiro (PSDB) (3º vice-presidente) e Lucas de Lima (sem partido) (3º secretário).
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Investiga MS