O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou uma medida para ampliar o monitoramento nas escolas estaduais com o objetivo de combater a violência no ambiente escolar. O Projeto de Lei nº 264 de 2024, enviado à Assembleia Legislativa do Estado (ALEMS), propõe a instalação de câmeras de vídeo nas salas de aula da Rede Estadual de Ensino.
A proposta visa coibir práticas violentas dentro das escolas, uma preocupação crescente desde o agravamento da violência escolar após uma pandemia. O secretário estadual de Educação, Helio Queiroz Daher, destacou que houve um aumento nas exceções registradas nas escolas sul-mato-grossenses, como furtos, ameaças, agressões físicas, porte de armas e crimes sexuais, além da violência contra os professores.
“A gente já vem implementando ações para garantir que a escola seja um ambiente seguro”, afirmou Daher, ressaltando a importância de ações mais rigorosas para proteger tanto os estudantes quanto os educadores.
O projeto também especifica regras para a utilização de câmeras, proibindo a captação de áudio nas salas de aula, além de vedar a instalação dos dispositivos em locais onde há privacidade, como nas salas de professores, banheiros e vestiários. Essa medida visa garantir que a privacidade de alunos e professores seja preservada, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança nas dependências escolares.
A implementação das câmeras faz parte de um esforço contínuo do governo estadual para enfrentar a violência nas escolas e garantir um ambiente mais seguro para o aprendizado.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Campo Grande News