Nesta quinta-feira (5), Mato Grosso do Sul consolidou sua posição como um polo global na produção de celulose com a inauguração da maior fábrica em linha única do mundo, da Suzano, localizada em Ribas do Rio Pardo, a 98 km de Campo Grande. O governador Eduardo Riedel (PSDB) aprovou o evento para exaltar a cadeia produtiva da celulose como uma das principais forças econômicas do Estado e enfatizar o compromisso com a sustentabilidade.
“Estamos construindo em Mato Grosso do Sul, desde a ministra Simone [Tebet] como prefeita, uma maior das forças econômicas do nosso Estado. Essa indústria 4.0, limpa em carbono, nos ajudará a atingir a meta de carbono neutro até 2030. Temos muito a mostrar ao mundo sobre nossa capacidade de industrializar com eficiência e sustentabilidade”, declarou Riedel.
A nova fábrica da Suzano representa o maior investimento privado em andamento no Brasil, totalizando R$ 22,2 bilhões. Com uma área de 600 mil hectares destinados ao cultivo de eucalipto e 143 mil hectares de área preservada, o empreendimento reforça o protagonismo do Estado na produção de celulose, que já conta com três fábricas em Três Lagoas, somando uma capacidade anual de 5,8 milhões de toneladas.
Riedel também destacou que a chegada da nova planta da Suzano impulsionou a geração de empregos e reforçou o status de Mato Grosso do Sul como um dos Estados com menor índice de pobreza no país. “Não vamos descansar enquanto não acabarmos com a pobreza extrema, seja por meio do emprego, da renda ou dos programas sociais. Esse Estado nasceu para ser grande e gerar oportunidades para as pessoas”, afirmou o governador.
O evento contou com a participação de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra do Planejamento, Simone Tebet. Também estiveram presentes ministros como Rui Costa (Casa Civil), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Renan Filho (Transportes), além de prefeitos, deputados estaduais e representantes da bancada federal.
Além de enaltecer o marco histórico para o Estado, Riedel enfatizou que projetos de infraestrutura, como investimentos em ferrovias e rodovias, serão fundamentais para sustentar o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. “Estamos construindo um futuro que nos conecte com o Brasil e com o mundo, gerando desenvolvimento para nossa população”, concluiu.
A nova fábrica da Suzano não só fortalece a economia estadual, mas também reafirma o papel de Mato Grosso do Sul como referência em sustentabilidade e inovação industrial no cenário global.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e acompanhe nossas redes sociais.
*Com informações Campo Grande News