A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em conjunto com a Associação Leste Pantaneira de Apicultores (Alespana), organiza a primeira visita guiada ao meliponário - Abrigo de Abelhas, que não possuem ferrão - do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
Serão liberadas 20 vagas às 10 horas ao público em geral, no dia 31 de janeiro (terça-feira), sem restrição de idade. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre as abelhas nativas sem ferrão, recebendo informações de como elas se organizam, do que se alimentam, além dos benefícios econômicos e ambientais que esses enxames trazem.
A visita tem duração média de uma hora dependendo da quantidade de dúvidas da turma. O agendamento pode ser feito pelo telefone (67) 3318-5137. Caso haja grande procura, haverá uma lista de espera para novos grupos.
Educação Ambiental
O projeto contemplou dois meliponários, um no Parque das Nações Indígenas e outro no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana.
A concretização só foi possível com a parceria entre a Alespana, que apresentou projeto junto ao Governo Federal para obtenção dos recursos pelo Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesses Difusos e Lesados). Já a Agraer realiza o acompanhamento técnico na execução do projeto.
No Parque das Nações há 36 caixas de abelhas nativas sem ferrão das espécies: