A prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou, nesta segunda-feira (18), a Lei nº 7.384, que denomina como "Jornalista Vanessa Ricarte" a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Campo Grande. A homenagem póstuma à jornalista, vítima de feminicídio em fevereiro deste ano, busca reforçar a luta contra a violência doméstica e a importância da proteção às mulheres.
Vanessa Ricarte foi morta a facadas pelo companheiro, Caio Nascimento, mesmo após ter solicitado medida protetiva contra ele. O crime, que chocou a sociedade, expôs falhas na rede de atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência, especialmente na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher).
Caio Nascimento, que possui um histórico de violência doméstica com 11 registros, foi preso em flagrante e teve a prisão preventiva decretada. Os boletins de ocorrência contra ele começaram em 2020 e incluem casos de agressões físicas e psicológicas contra diversas ex-companheiras.
O projeto de lei, de autoria do vereador Papy (PSDB), foi aprovado em regime de urgência pela Câmara Municipal, em reconhecimento à importância de Vanessa Ricarte e à necessidade de fortalecer as políticas públicas de combate à violência contra a mulher.
A Procuradoria da Mulher, agora denominada "Jornalista Vanessa Ricarte", terá como objetivo principal defender os direitos das mulheres e promover ações de combate à violência doméstica em Campo Grande. A homenagem busca manter viva a memória de Vanessa e inspirar a luta por uma sociedade mais justa e segura para as mulheres.
Histórico de violência do agressor:
Feminicídio de Vanessa Ricarte:
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.
*Com informações Midiamax