Sexta, 01 de Agosto de 2025

Pararanaguá recebe carga histórica com 75 mil toneladas de fertilizantes

Outra maior carga foi de 65 mil toneladas em julho de 2022

21/01/2023 às 12h31
Por:
Compartilhe:
Negociações foram feitas durante o Governo Bolsonaro
Negociações foram feitas durante o Governo Bolsonaro

O Porto de Paranaguá começou a descarregar a maior carga de fertilizantes recebida de um único navio na história da instalação paranaense, no dia 13. O volume chega a quase 75 mil toneladas, fruto das negociações feitas durante o Governo Bolsonaro.

A gestora da instalação prevê que o descarregamento termine nesta semana, a depender das condições do tempo. O navio Red Marlin está atracado no píer operado pela Fospar. A embarcação tem praticamente 230 metros de comprimento e capacidade para transportar até 85 mil toneladas de granéis.

A carga veio do porto chinês de Tianjin. A exportadora Yunnan realizou o envio. No Brasil, a empresa é representada pela Fertibroker. A agência marítima responsável pela embarcação é a Orion.

De acordo com Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de operações da administradora do Porto de Paranaguá, anteriormente, a maior carga de fertilizantes recebida na instalação havia sido com o navio Lord Byron. O desembarque ocorreu em julho de 2022 e se aproximou de 65 mil toneladas de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo.

“Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima”, disse Luiz Teixeira da Silva Júnior. “Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários