Sexta, 25 de Abril de 2025

Projeto de Lei propõe passagens gratuitas para portadores de HIV em Mato Grosso do Sul

PL busca garantir acesso ao tratamento de saúde e combater estigmas sociais

24/03/2025 às 09h43
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 62/2025 na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), que prevê a concessão de gratuidade ou descontos em passagens de ônibus intermunicipais para portadores do vírus HIV. O benefício seria semelhante ao já garantido a idosos e pessoas com deficiência (PCDs).

Continua após a publicidade
Anúncio

A proposta altera a Lei nº 4.086/2011, incluindo portadores de HIV no grupo que tem direito ao benefício. Segundo a justificativa, a medida busca facilitar o acesso ao tratamento médico, reduzindo a carga viral e os riscos de agravamento da doença, além de combater a exclusão social.

Dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde) revelam que mais de 10 mil pessoas vivem com HIV no estado e dependem do SUS para tratamento, sendo a maioria de baixa renda, com menos de dois salários mínimos mensais.

O texto estabelece que os beneficiários apresentem laudo médico com validade de até quatro anos, emitido por profissional de saúde identificado. As empresas de transporte ficariam obrigadas a reservar dois assentos em ônibus e um em micro-ônibus para portadores de HIV.

“Essa medida é essencial para garantir a continuidade do tratamento e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, além de reduzir os impactos na saúde pública causados pelo abandono do tratamento”, destaca a justificativa do projeto.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Midiamax

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários