Jair Bolsonaro (PL) desponta como o favorito em Mato Grosso do Sul para as eleições presidenciais, conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Futura Inteligência. No primeiro cenário analisado, o ex-presidente lidera com 47,4% das intenções de voto, seguido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece com 26,2%. Outros nomes testados, como Ratinho Junior (PSD) e Ronaldo Caiado (União Brasil), somam 9% e 6,4%, respectivamente.
O levantamento também avaliou cenários alternativos. No segundo cenário, Michele Bolsonaro (PL) lidera com 40,5%, à frente de Lula, que registra 24,7%. Nesse contexto, Ratinho Junior e Caiado ampliam suas participações, alcançando 14,5% e 8,3%. Já no terceiro cenário, sem a presença de Bolsonaro ou Michele, Lula assume a liderança com 25,8%, seguido de Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 22,3%, Ratinho Junior com 21,5%, e Caiado com 10,7%.
Simulações de segundo turno indicam ampla vantagem de Bolsonaro e Michele sobre Lula. Bolsonaro venceria o atual presidente com 56,2% contra 30,5%. Michele também sairia vitoriosa, com 54,3% contra 31%. Outros nomes do campo conservador, como Ratinho Junior e Tarcísio de Freitas, também venceriam Lula em cenários de confronto direto.
A pesquisa ouviu 800 eleitores sul-mato-grossenses entre os dias 27 de março e 1º de abril. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.
Os resultados refletem a força do campo conservador em Mato Grosso do Sul e reforçam o desafio da esquerda em conquistar o eleitorado da região, tradicionalmente alinhado a figuras como Bolsonaro. A análise indica que o cenário para 2026 dependerá de uma estratégia eficaz para atrair eleitores indecisos e reconquistar aqueles que atualmente se mostram resistentes ao projeto de reeleição de Lula.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.