Sexta, 18 de Abril de 2025

Parceria Público-Privada redefine o futuro do Hospital Regional com modernização e mais leitos

Projeto prevê novos blocos, aumento de leitos e reforma completa, garantindo eficiência e qualidade no atendimento à população

15/04/2025 às 10h06
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Bruno Rezende
Foto: Bruno Rezende

O Governo do Mato Grosso do Sul anunciou nesta terça-feira (15) a abertura de consulta pública para a Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional Rosa Pedrossian (HRMS). O projeto, que prevê investimentos de R$ 5,6 bilhões em 30 anos, marca uma nova era para a maior unidade pública de saúde do estado, com a modernização completa da infraestrutura e ampliação significativa dos serviços.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a 36ª reunião do Conselho Gestor de Parcerias, foi apresentada uma análise detalhada sobre a atual situação do HRMS. A unidade, que há três décadas atende à população com 362 leitos e 46 especialidades, enfrenta desafios como a depreciação de sua infraestrutura. A proposta da PPP inclui reformas, construção de novos blocos e a gestão de serviços não assistenciais, garantindo melhorias na eficiência e qualidade do atendimento.

Reestruturação e ampliação
A iniciativa inclui dois novos blocos, que elevarão a capacidade de leitos de 362 para 577, um aumento de 59%. Além disso, o pronto-socorro terá 250% de incremento, passando de 22 para 77 leitos, enquanto as internações mensais saltarão de 1.400 para 2.760 pacientes.

“O HRMS continuará 100% público e gratuito, com atendimento via SUS. Nosso objetivo é proporcionar uma infraestrutura de ponta tanto para pacientes quanto para profissionais, elevando os padrões da saúde pública no estado,” afirmou Marielle Alves Corrêa Esgalha, diretora-presidente do hospital.

Economia e eficiência
A PPP também promete eficiência financeira. Segundo o secretário de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o modelo reduz custos em 21% comparado ao sistema tradicional, ao unificar construção, reforma e manutenção em um único contrato. “Esse projeto é um marco para Mato Grosso do Sul, ampliando a capacidade de assistência de alta complexidade e inovando na gestão hospitalar”, destacou.

Consulta pública e participação popular
A população poderá contribuir com sugestões até 15 de maio, garantindo transparência e engajamento no processo. Os documentos estão disponíveis no site do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), e uma audiência pública será realizada virtualmente no dia 12 de maio.

Com a parceria entre o setor público e privado, o HRMS se prepara para se tornar uma referência em saúde, oferecendo serviços modernizados e ampliando o acesso a uma população crescente e diversificada.

Continua após a publicidade

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários