A Apple vem diminuindo a dependência de componentes de outras empresas há algum tempo, com iniciativas como a produção de processadores próprios para seus dispositivos. A empresa também planeja criar um chip Wi-Fi próprio, mas, de acordo com o analista Ming-Chi Kuo, conhecido por suas informações de bastidores da Apple, o projeto foi abandonado, pelo menos temporariamente.
Em um post no Medium, Kuo citou fontes com conhecimento da indústria de semicondutores para dar mais informações sobre o projeto da Apple de produzir chips Wi-Fi próprios, algo que foi noticiado há algumas semanas pela Bloomberg.
E, por mais que o plano da Apple seja de ter componentes próprios para não depender de outras empresas, o foco atual não é mais em entregar um chip Wi-Fi o mais rápido possível, e sim em desenvolver os processadores A e M para os iPhones, iPads e MacBooks dos próximos anos.
Segundo o analista, a Apple entendeu que é arriscado usar chips Wi-Fi próprios em meio à transição da indústria para o Wi-Fi 6E – padrão que deve ser introduzido no iPhone 15, com componentes possivelmente produzidos pela Broadcom.
Chip para Wi-Fi e Bluetooth
Mark Gurman, responsável pela reportagem da Bloomberg sobre a produção interna de componentes, comentou que a ambição da Apple é ter chips Wi-Fi próprios e que não foi deixada de lado, e que a empresa segue trabalhando em um chip que combina Wi-Fi e Bluetooth.