Segunda, 09 de Fevereiro de 2026

TRE-MS decide recurso contra prefeita Adriane Lopes por suspeita de abuso religioso e compra de votos

PDT e PSDC apelam para cassação da chapa alegando uso de influência em igrejas e irregularidades na campanha; defesa rebate acusações e mantém inocência

16/05/2025 às 09h03
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Izaias Medeiros
Foto: Izaias Medeiros

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) vai julgar, na próxima terça-feira (20), o recurso apresentado pelo PDT e PSDC contra a chapa vencedora das eleições municipais de 2024 na Capital — a prefeita Adriane Lopes (PP) e sua vice, Camilla Nascimento (Avante).

A ação, que foi rejeitada em primeira instância, acusa as candidatas de abuso do poder político e econômico, com base no suposto uso indevido de influência em igrejas evangélicas durante a campanha, além de apontar a compra de votos como fator determinante para a vitória.

Segundo os partidos, Adriane teria se beneficiado de uma rede organizada de pastores e líderes religiosos que, além de estarem inseridos na folha da Prefeitura, teriam atuado como cabos eleitorais dentro dos templos, influenciando eleitores e comprometendo a liberdade do voto.

Por outro lado, a defesa alega que a presença da prefeita em eventos religiosos é antiga e legítima, destacando que o apoio de líderes evangélicos é natural e não configura abuso. Também rejeita as acusações de irregularidades eleitorais, afirmando que não provas concretas de uso indevido de recursos públicos ou coerção aos fiéis.

O juiz da primeira instância reconheceu indícios de compra de votos em bairros periféricos da cidade, porém concluiu que não havia provas suficientes para imputar responsabilidade direta à prefeita e sua vice, mantendo assim a validade da eleição.

No parecer enviado ao TRE, o procurador regional eleitoral concordou que as provas indicam captação ilícita de sufrágio, sugerindo a cassação dos mandatos e inelegibilidade das investigadas por oito anos, além de multa eleitoral.

O julgamento no TRE-MS será crucial para definir o futuro político de Adriane Lopes e Camilla Nascimento, enquanto acende um alerta para o papel da influência religiosa nas disputas eleitorais locais.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais. 

*Com informações Investiga MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS
Política Há 2 semanas Em Mato Grosso do Sul

Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS

Em meio à elevada carga tributária nacional, Mato Grosso do Sul se destaca como o estado com o menor ICMS do país. A decisão do governador Eduardo Riedel de não aumentar impostos rompe com a lógica arrecadatória tradicional e exige forte ajuste interno. Com cortes de gastos e investimentos estratégicos, o governo aposta no crescimento econômico como caminho para preservar a competitividade e o poder de compra da população, projetando um legado que ultrapassa o calendário eleitoral.
MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta
Entrevista Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta

Com índice de desemprego entre os mais baixos do país, o Mato Grosso do Sul consolida-se como polo de geração de empregos — e o mérito da virada está mais no planejamento regional do que em ações do governo federal
Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS
Política Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS

Ajustes estratégicos ganham força com a troca na Casa Civil, pressão por novos espaços, ascensão de Rose Modesto e a consolidação da dupla Azambuja-Contar no Senado que empurra Nelsinho Trad para a oposição.
Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS
Refis Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS

Contribuintes poderão aderir ao programa até 15 de dezembro e parcelar débitos em até 36 vezes, com condições especiais para o setor agropecuário e inscritos na Dívida Ativa