
Um grupo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL), FNL, invadiu fazendas do oeste do estado de São Paulo no final de semana.
Batizada de “Carnaval Vermelho”, a mobilização reuniu cerca de 1.000 famílias e foi concentrada nas cidades de Marabá Paulista, Sandovalina, Presidente Venceslau e Rosana, localizadas na região de Presidente Prudente.
No domingo (19), também foram registradas invasões nas cidades de Presidente Epitácio, Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio.
A Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) informou que tem monitorado o MST e FNL, dentre outras organizações na região do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste paulista, diante da mobilização para invasões de propriedades.
A ação conjunta com os sindicatos rurais do estado, a entidade acionou a Secretaria de Segurança do governo de São Paulo quando houve rumores da ação da organização no Pontal.
A região do Pontal do Paranapanema é conhecida por sua produção agropecuária e a possível invasão do MST tem gerado preocupação entre os fazendeiros locais.
“Nosso agradecimento às lideranças sindicais da região e, principalmente, ao governador Tarcísio de Freitas, juntamente com o Secretário de Segurança Dr. Guilherme, pela rápida ação, para evitar o confronto, que poderia causar danos incalculáveis, perdas de equipamentos, maquinários, insumos e até vidas”, diz a nota.

