Sexta, 21 de Novembro de 2025

Comissão de Finanças será presidida pelo deputado Paulo Guedes

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Deputado Paulo Guedes antecipa a realização de debates importantes no colegiado A Comissão de Finanças e Tri...

15/03/2023 às 22h00
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Deputado Paulo Guedes antecipa a realização de debates importantes no colegiado - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Deputado Paulo Guedes antecipa a realização de debates importantes no colegiado - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados será presidida pelo deputado Paulo Guedes (PT-MG) neste ano. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (15), e Guedes recebeu 24 votos. Houve ainda um voto em branco. Os demais dirigentes da comissão (três vice-presidentes) serão eleitos em outra data.

Guedes lembrou que a comissão tem um papel importante na Câmara. “Com certeza, a maioria dos projetos que interessa à economia do Brasil, à geração de emprego e renda, passarão por esta comissão. Faremos aqui grandes debates, vamos convidar figuras importantes do governo para conversar com a gente”, disse o novo presidente.

Perfil
Paulo Guedes está no seu segundo mandato de deputado federal. Antes foi vereador do município de Manga (MG), onde nasceu em 1970, e deputado estadual.

O que faz a comissão
Criada em 1904 com o nome de Comissão de Finanças, a Comissão de Finanças e Tributação exerce o controle orçamentário e financeiro das propostas em tramitação na Câmara que afetam as receitas ou as despesas públicas.

Na prática, o colegiado verifica a compatibilidade das propostas com a Constituição e a legislação fiscal, como a Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso confere a ela uma posição-chave no processo legislativo da Câmara.

Propostas consideradas inadequadas orçamentariamente podem ser arquivadas – esse poder é chamado de “terminativo”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários