Domingo, 21 de Julho de 2024
Publicidade

Argentina registra quase 60 casos confirmados de gripe aviária

Os diagnósticos positivos são principalmente em 48 aves de quintal

22/03/2023 às 13h55
Por:
Compartilhe:
Entre 11 a 17 de março, foram detectados 16 novos casos positivos
Entre 11 a 17 de março, foram detectados 16 novos casos positivos

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) registrou 58 casos confirmados de gripe aviária na Argentina, em mais de 300 notificações analisadas pelo órgão de saúde.

Continua após a publicidade
Anúncio

Os diagnósticos positivos são principalmente em 48 aves de quintal, seguidas do setor comercial (6) e selvagens (4).

Os casos são distribuídos nas províncias de Córdoba, Buenos Aires, Neuquén, Santa Fe, Río Negro, San Luis, Chaco, Jujuy, Santiago del Estero, Salta e La Pampa.

Nas amostras analisadas pelo Laboratório Nacional durante a última semana, de 11 a 17 de março, foram detectados 16 novos casos positivos de gripe aviária.

Após a confirmação, os agentes do Senasa atuaram nas propriedades afetadas e realizaram varreduras em todas as regiões onde foram encontrados casos positivos de aves infectadas.

Por sua vez, recomendaram que o setor produtivo tome todas as precauções e medidas possíveis de manejo, higiene e biossegurança nos estabelecimentos avícolas, bem como reporte imediatamente qualquer sintoma de infecção.

 Gripe aviária no Brasil

Continua após a publicidade

Apesar do avanço da doença em países vizinhos, como a própria Argentina, o Brasil segue livre da gripe aviária. Até o momento, não há confirmações de contaminação — mesmo assim, autoridades sanitárias têm desenvolvido ações de prevenção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários