Domingo, 21 de Julho de 2024
Publicidade

Minas Gerais suspende exposições de aves

Para proteger a produção local da gripe aviária

25/03/2023 às 11h58
Por:
Compartilhe:
Hergot:
Hergot: "foram registrados muitos focos de transmissão na Argentina"

Para evitar a gripe aviária, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais suspendeu os eventos que tenham aglomeração de aves e suínos, como as feiras de exposição. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia do órgão, publicou a medida no dia 14.

Continua após a publicidade
Anúncio

Izabella Hergot, fiscal responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola do IMA, disse que outras localidades também suspenderam os eventos com aves, para proteger da gripe aviária.

De acordo com a especialista, todos os Estados que possuem polo de avicultura podem adotar a medida.

“A portaria determina a proibição das aglomerações das aves, porque a principal forma de transmissão da influenza aviária é o contato entre os animais”, explicou.

“Dessa forma, evitamos a disseminação da influenza aviária de alta contaminação. Recentemente, foram registrados muitos focos de transmissão na Argentina.”

Livre das contaminações por gripe aviária até o momento, Minas Gerais adotou a suspensão dos eventos com aves de forma preventiva. A contaminação por gripe aviária leva o animal a um destino certo: a morte.

Granjas aplicam a abate tanto ao espécime doente quanto a todos os outros que passaram por contato com ele, direta ou indiretamente.

Continua após a publicidade

A medida é usada para impedir que a doença se espalhe. Um espécime doméstico eventualmente contaminado com a gripe aviária em uma feira em Minas Gerais poderia espalhar a doença a outras granjas, levando ao extermínio de milhares de aves.

Galinha dos ovos de ouro

O agronegócio mineiro figura entre os grandes produtores avícolas do país, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No ano passado, as criações locais responderam por cerca de 9% de toda a produção de ovos do Brasil — o terceiro maior volume no ranking nacional.

Além disso, o Estado é o 6º maior produtor de carne de frango no território nacional, com pouco mais de 7% dos resultados dos abates.

Transmissão

A transmissão da doença também ocorre de aves silvestres para domésticas. Desse modo, é preciso impedir o contato entre elas. Contudo, é impossível cortar o fluxo dos animais selvagens que migram pelo ar.

Assim, evitar o perigo que vem do ar envolve a implantação de barreiras externas, como as telas e o controle de acesso, a eliminação de pontos que atraiam aves migratórias, como árvores frutíferas próximas às criações, e a proteção da ração e das fontes de água.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários