Domingo, 21 de Julho de 2024
Publicidade

Sementeiros participam de treinamento sobre nova Legislação em MT

Mudanças no setor entraram em vigor em 1º de março de 2023

10/04/2023 às 10h55 Atualizada em 10/04/2023 às 11h47
Por:
Compartilhe:
O treinamento será realizado em outros estados
O treinamento será realizado em outros estados

Desde o dia 1º de março sementeiros no Brasil contam com uma nova Legislação de Sementes, por meio da Portaria 538. Nos dias 4 e 5 de março, em Rondonópolis (MT), foi realizado um Treinamento de Atualização da Legislação de Sementes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Continua após a publicidade
Anúncio

A capacitação contou com a participação de responsáveis técnicos de empresas do setor e servidores de órgãos fiscalizadores, e teve como objetivo nivelar o conhecimento dos integrantes do setor produtivo sobre as novas legislações em interação e harmonia com o Mapa e demais órgãos fiscalizadores.

“Foram dois dias de aprendizagem para toda cadeia da produção de sementes, onde tivemos uma importante interação com o Ministério da Agricultura, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) e o professor Jonas Pinto da Fundação Pró-sementes, onde se discutiu a nova legislação de sementes e suas alterações. E esta nova legislação está muito ligada ao autocontrole, ou seja, cada sementeiro é responsável pelas informações e com a liberdade, onde a Aprosmat, junto com aos seus associados sempre trabalham para a elevação da qualidade no produto ofertado no mercado do Mato Grosso e nacional”, explicou.

Dentro da mesma avaliação positiva, a vice-presidente institucional da Aprosmat, Patrícia Brunetta, destaca a expressiva participação de técnicos da cadeia produtiva de sementes de Mato Grosso, e também de estados vizinhos.

“Nós tínhamos uma expectativa quando nos dispusemos a organizar esta etapa deste circuito aqui em Rondonópolis de atendermos cerca de 80 profissionais, e nos surpreendemos positivamente com as inscrições de pouco mais de 180 responsáveis técnicos, fiscais do Indea e do Mapa. E nós consideramos esse processo de capacitação extremamente relevante e é parte dos propósitos da Aprosmat, e o Jonas Pinto, figurando como mentor dentro deste circuito cumpriu brilhantemente o seu compromisso e o seu trabalho durante estes dois dias de evento”, disse.

A Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), co-realizadora do evento, foi representada pelo seu presidente, Ronaldo Troncha, que explicou o formato do circuito de treinamentos de Atualização da Legislação de Sementes promovido nas principais regiões produtoras de sementes no país.

“A Aprosmat ao realizar este evento trouxe a oportunidade para seus associados e demais sementeiras do Mato Grosso, além de representantes enviados de estados vizinhos para fazerem um treinamento sobre a mais moderna legislação sobre sementes que está em vigor desde 1º de março. A Abrasem colabora na realização destes eventos em sete associadas estaduais, onde estamos na quinta rodada, muito representativa e com um nível técnico muito alto, tendo a oportunidade de estar com representantes do Mapa e do Indea-MT”, resumiu.

Continua após a publicidade

Treinamento será realizado em outros estados

O evento contou com a participação de representantes do Mapa, e para a coordenadora-geral de Sementes e Mudas (CGSM), Izabela Mendes Carvalho, a iniciativa da Aprosmat e Abrasem em promover este tipo de capacitação é de grande relevância para interação entre a cadeia produtiva e os órgãos de fiscalização.

“Este tipo de evento é de extrema importância, não só para que possamos divulgar a atualização da legislação, mas que a gente possa ter a oportunidade de tirar todas as dúvidas que ainda possam existir. O Mapa considera além de muito importante, ele possa ser estendido para todos os estados, onde não conseguimos estar presente em todos os eventos, mas é importante que os órgãos estaduais, as associações e as Comissões de Sementes e Mudas (CSM) dos estados possam organizar este tipo de ação para que a legislação seja cada vez mais difundida”, destacou.

O Circuito de Treinamento de Atualização da Legislação de Sementes ainda passará pelas cidades de Luís Eduardo Magalhães (18 e 19/04), na Bahia, e em Campo Grande (26 e 27/04), no Mato Grosso do Sul.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários