Quinta, 20 de Novembro de 2025

Congresso ganha iluminação verde e vermelha para conscientizar sobre a Doença de Parkinson

Luis Macedo/Câmara dos Deputados Iluminação especial na fachada do Congresso Nacional A fachada do Congresso Nacional está iluminada nas cores ve...

12/04/2023 às 15h40
Por: Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Iluminação especial na fachada do Congresso Nacional - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Iluminação especial na fachada do Congresso Nacional - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A fachada do Congresso Nacional está iluminada nas cores verde e vermelha em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A iluminação atende a solicitação do Senado Federal.

A doença neurológica afeta os movimentos da pessoa, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Ocorre por causa da degeneração das células responsáveis pela produção da dopamina, um neurotransmissor que leva informações do cérebro para as várias partes do corpo.

O diagnóstico da doença é feito com base na história clínica do paciente e no exame neurológico. Não há nenhum teste específico para o seu diagnóstico ou para a sua prevenção.

O aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhadas  arrastando os pés e postura inclinada para frente são os principais sintomas apresentados por quem é acometido pela doença. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também atingir o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer em apenas um lado do corpo ou em ambos.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada com o combate aos sintomas e o retardamento do seu progresso, mediante o uso de medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e até cirurgia, em alguns casos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários