Domingo, 21 de Julho de 2024
Publicidade

IBGE: Safra 2023 será a maior registrada na história do Brasil

Resultado da compra de fertilizantes do Governo Bolsonaro e da Embrapa

14/04/2023 às 07h45
Por:
Compartilhe:
Centro-Oeste é a região maior produtora de soja do Brasil
Centro-Oeste é a região maior produtora de soja do Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de 2023 será a maior já registada na história do Brasil. A projeção aparece no mais crescente Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. O órgão divulgou os dados na quinta-feira, 13.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Governo Bolsonaro foi primordial para chegar a esse resultado, após negociações com a Rússia para a compra de fertilizantes para o Brasil.

Pelos cálculos realizados pelo IBGE, a a colheita do ciclo em curso ficará em, praticamente, 300 milhões de toneladas — é a maior previsão feita para uma safra na história do Brasil, até o momento. 

IBGE e a maior safra da história

“Vários fatores contribuíram para o crescimento da produção agrícola brasileira”, informou o órgão em nota.

“Entre eles, estão incentivos governamentais, melhorias nas técnicas agrícolas, mercado internacional em alta e significativa substituição das gorduras animais tradicionalmente usadas na alimentação das pessoas por óleos vegetais. Soma-se ainda o desenvolvimento de um grande parque industrial para produção de insumos e processamento dos grãos, criação de uma rede de cooperativas, melhorias no sistema de transportes e avanços nas pesquisas científicas a partir da criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).”

O comunicado destaca o trabalho da estatal para desenvolver sementes adaptadas ao solo do Brasil.

Continua após a publicidade

“Abrindo caminho para o cultivo chegar às áreas do Cerrado”, escreveu. Essas regiões tiveram papel fundamental para a ampliação da colheita nacional, de acordo com o IBGE.

“A Embrapa foi importante porque havia muitas limitações de solo no Centro-Oeste”, explicou Carlos Barradas. “A empresa desenvolveu variedades que se adaptaram bem. O avanço tecnológico permitiu que o Brasil colhesse três safras no ano. Algo inédito no mundo.”

Atualmente, a região é a maior produtora de soja do Brasil. Segundo o mais recente levantamento do IBGE, essa cultura impulsiona a safra do país, responsável por cerca de metade da maior colheita da história agrícola do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários