Domingo, 21 de Julho de 2024
Publicidade

Mato Grosso tem a 3ª maior safra de soja do mundo

Estado responde por cerca de 10% da produção global do grão

14/04/2023 às 15h37
Por:
Compartilhe:
Safra da soja em MT está projetada em 44 milhões de toneladas
Safra da soja em MT está projetada em 44 milhões de toneladas

Quando comparado com os demais países do mundo, Mato Grosso possui uma das maiores safras de soja do planeta, conforme a análise feita por Pedro Nessi Snizek Junior, supervisor agropecuário da divisão mato-grossense do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Continua após a publicidade
Anúncio

“Hoje o Mato Grosso produz de 9% a 10% da soja do mundo”, disse Snizek. “Se o Estado fosse um país, seria o terceiro ou quarto maior produtor.”

Os agricultores mato-grossenses, de acordo com o especialista, respondem por cerca de 30% da colheita do grão do país.

“Em 2023, estima-se uma produção de 44 milhões de toneladas”, afirmou.

As informações apresentadas encontram lastro nas projeções registradas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Pelas estimativas do órgão, a colheita deste ano do grão no Estado será menor apenas que as de dois países: Brasil e EUA — primeiro e segundo colocados no ranking global da cultura.

Segundo Snizek, o fluxo migratório da década de 1980 está entre os fatores para o sucesso.

Continua após a publicidade

“Esses produtores vendiam uma área de 50 hectares no Sul e compravam outra de mil hectares no Mato Grosso, desbravando a região”, disse sobre a evolução do plantio de soja no Estado.

Além disso, ele cita o desenvolvimento tecnológico como uma das chaves para o boom agrícola do Estado. Nesse quesito o grande destaque é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os pesquisadores da Embrapa, em parceria com os produtores, desenvolveram sementes e técnicas de plantio e de manejo adaptadas para as condições de solo e clima do Estado.

Desse modo, o trabalho da estatal viabilizou que as fazendas do Mato Grosso se destacassem quanto à safra de soja do planeta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários