Terça, 09 de Setembro de 2025
Publicidade

Alerta de calor extremo é ampliado e MS pode bater recorde de temperatura com mais 4 capitais

Regiões Centro-Oeste e Sudeste seguem como as mais afetadas pela onda de calor

14/11/2023 às 09h36 Atualizada em 14/11/2023 às 09h43
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ao menos cinco capitais podem bater o recorde de temperatura do ano nesta terça-feira (14). Com máximas que devem variar de 32°C a 41°C e termômetros até 13°C acima da média de novembro, as cidades do Centro-Oeste e Sudeste permanecem como as mais atingidas pela onda de calor. 

O Inmet (instituto Nacional de Meteorologia) ampliou nesta segunda-feira (13) o alerta de “grande perigo” por conta das altas temperaturas para 15 estados e o distrito Federal). O aviso, decorrente da onda de calor enfrentada pelo Brasil, agora se estende até sexta-feira (17).

O calor atípico registrado nos últimos dias no país é resultado da quarta onda de calor deste ano. O fenômeno é comum com a aproximação do verão, mas desta vez foi intensificado pelo El Niño atípico dos últimos meses e também pelos efeitos do aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa.

Campo Grande, Belo HorizonteBrasília,  Rio de Janeiro e Teresina são as capitais que podem ter marcas de recorde de calor em 2023 nesta terça.

Além do aviso de calor, outras 24 cidades estão sob alerta de tempestade. São elas: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Nesses locais, ventania pode atingir 100 quilômetros por hora e o acumulado de chuva chegar a 100 milímetros no dia.

Os institutos de meteorologia são unânimes em alertar para a onda de calor, que pode comprometer a saúde humana. Os mapas mostram que a onda de calor vem do Paraguai e atinge Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com muita intensidade.

O MetSul alerta que normalmente, ondas de calor duram entre quatro e sete dias, mas esta onda durará até dez dias ou mais em diversas cidades, podendo até completar duas semanas em alguns locais.

O Centro-Oeste, o interior de São Paulo e pontos de Minas Gerais podem ter máximas em muitas cidades de 42ºC a 44ºC, mas com registros em algumas cidades tão altos quanto 45ºC a 46ºC ou mais.

As cidades das regiões Centro-Oeste e Sudeste são as mais impactadas pela onda de calor. — Foto: INMET

 Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários