O alerta de “grande perigo” por conta das altas temperaturas continua em Mato Grosso do Sul e o feriado da Proclamação da República vai ser de calor intenso.
O calor atípico registrado nos últimos dias no país é resultado da quarta onda de calor deste ano. O fenômeno é comum com a aproximação do verão, mas desta vez foi intensificado pelo El Niño atípico dos últimos meses e também pelos efeitos do aquecimento global causado pelas emissões de gases de efeito estufa.
A previsão indica índice crítico em umidade relativa do ar, variando de 10 a 30% no Estado. O calor ultrapassa os 40°C, principalmente na região pantaneira, norte e sudoeste.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo do dia. As instabilidades ocorrem devido ao intenso fluxo de calor e umidade aliado ao avanço de cavados e aquecimento diurno.
Campo Grande amanhece com os termômetros em 27°C e pode chegar a 37°C, também com chance de chuvas isoladas. Dourados varia de 23°C a 37°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã tem 23°C pela manhã e 35°C pela tarde. Anaurilândia, na região Leste, apresenta variação entre 25°C e 38°C.
Ainda de acordo com o monitoramento, Paranaíba tem mínima de 23°C e máxima de 39°C, enquanto Três Lagoas registra temperaturas entre 26°C e 40°C. No Norte, Coxim e Camapuã marcam 24°C inicialmente, atingindo 40°C e 39°C, respectivamente.
Corumbá e Aquidauana, na região pantaneira, apresentam valores semelhantes, com 27°C pela manhã e 39°C no período da tarde. Porto Murtinho, no Sudoeste do estado, a mínima prevista é de 27°C, enquanto a máxima pode atingir 41°C ao longo do dia.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.