Sexta, 02 de Maio de 2025

Novo RG: Sejusp reabre agendamentos e vagas para solicitar a CIN esgotam em menos de 1 hora

A população que necessita renovar o documento está na expectativa de um novo agendamento

15/01/2024 às 11h34 Atualizada em 15/01/2024 às 12h36
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (11) Mato Grosso do Sul iniciou a emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), o novo RG que vai valer em todo o país. No entanto, na mesma semana as vagas destinadas ao cadastramento se esgotaram.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a alta demanda, o sistema foi reaberto nesta segunda-feira (15), mas em menos de uma hora, todas as vagas disponibilizadas haviam sido preenchidas.

Por volta das 8h, o agendamento havia sido retomado com vagas somente para a próxima quarta-feira (170, exclusivamente na Unidade do Shopping Pátio Central. Porém, em menos de uma hora, todos os horários esgotaram, deixando a população que necessita renovar o documento na expectativa de um novo agendamento.

O documento reúne todos os dados do brasileiro em um só lugar e a partir de agora serão integrados. A nova identidade segue os padrões internacionais e possui o código MRZ, mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul com maior facilidade.

Lembrando que a CIN segue sendo impressa em papel-moeda em Mato Grosso do Sul, mas há expectativa que a partir de 2024 a CIN seja impressa em cartão.

De acordo com a lei federal, o novo prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 10 anos; e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Para solicitar o novo documento é só acessar o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br/. Uma confirmação de agendamento será enviada para o email. No dia agendado, o morador precisa levar os documentos de CPF e certidão de nascimento ou casamento e divórcio. Outros documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea e título de eleitor.

Continua após a publicidade

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Midiamax

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários