
Criminosos estão utilizando uma tática que envolve descontos em boletos para enganar pessoas com várias dívidas. Eles conseguem essas informações em mercados paralelos, onde há boletos vencidos de bancos, cartões de crédito e outros serviços. Com esses dados em mãos, os infratores enviam mensagens por WhatsApp, SMS ou fazem ligações telefônicas, alegando que, devido ao atraso, estão oferecendo um desconto para quitar a dívida pendente. No entanto, para receber o suposto desconto, eles instruem a pessoa a ignorar o boleto original e pagar um novo boleto, que foi fraudulentamente alterado para um valor menor.
Normalmente, o desconto oferecido pelos criminosos é significativo, muitas vezes chegando a cerca de 50%, o que é outro sinal claro de uma tentativa de golpe. Ao finalizar o “acordo”, após receber um ovo boleto por e-mail, que é visualmente idêntico ao original, o valor pago é transferido para a conta dos golpistas, enquanto a dívida original permanece sem ser quitada.
É fundamental destacar que nenhuma empresa, especialmente instituições financeiras como cartões de crédito e bancos, irá oferecer descontos espontaneamente para a regularização de pendências. Qualquer comunicação nesse sentido deve ser tratada com desconfiança, pois é altamente provável que seja uma tentativa de golpe.
Se houver a necessidade de renegociar dívidas pendentes, é absolutamente essencial que a própria pessoa entre em contato com a empresa para propor um acordo.
As medidas de segurança aplicáveis a esse golpe também são relevantes para outras situações:
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Extra