Na mais recente atualização, divulgada na noite de quinta-feira (9), militares da Força Aérea Brasileira (FAB) já resgataram 2.167 pessoas ilhadas em cidades inundadas no Rio Grande do Sul. O trabalho de resgate, que visa auxiliar as vítimas das enchentes, conta com o envolvimento de uma equipe do estado de Mato Grosso do Sul.
A operação humanitária mobiliza um total de 2.346 militares e 17 aeronaves, incluindo a C-95 Bandeirante, KC-390 Millennium, KC-30, C-98 Caravan, SC-105 Amazonas, C-105 Amazonas, H-60L Black Hawk e H-36 Caracal. Além do resgate de pessoas, foram socorridos 232 pets e prestado atendimento médico a 53 moradores.
Destaca-se também a significativa ajuda prestada às vítimas, com a doação de 108 toneladas de donativos e 395 toneladas de material de apoio. Nas próximas etapas da operação, as equipes do Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari 2 planejam realizar o lançamento de donativos e materiais essenciais por via aérea nos locais mais atingidos pelas enchentes, visando agilizar o atendimento à população isolada, em virtude das estradas obstruídas.
Na quinta-feira, coordenado pelo COMAE (Comando de Operações Aeroespaciais), foi realizado o primeiro lançamento a partir da aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, sediado na BACG (Base Aérea de Campo Grande) e deslocado para operar a partir da BASM (Base Aérea de Santa Maria). A carga inicial, embarcada na Base Aérea de Canoas e lançada pela FAB na região de São Jerônimo, continha cerca de 2,4 toneladas de fardos de água e cestas básicas.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Midiamax