
A tecnologia é uma aliada poderosa dos órgãos de fiscalização de trânsito, permitindo o monitoramento constante em todos os lugares e momentos. Um dos equipamentos mais utilizados para esse fim é o radar.
Porém, alguns motoristas desonestos recorrem a artimanhas para evitar multas, como o uso de adesivos anti-radar colocados sobre a placa do veículo. Esses adesivos dificultam a leitura e refletem a luz infravermelha emitida pelo equipamento, buscando assim escapar da fiscalização.
No entanto, essa prática pode estar com os dias contados graças à implementação de um novo método de radar de velocidade, conhecido como doppler.
Como funciona o novo radar antitrapaça?
O radar doppler opera com um princípio simples. O dispositivo emite ondas eletromagnéticas contínuas, que, ao serem refletidas pelos veículos, sofrem uma mudança de frequência. Essa alteração de frequência permite a medição da velocidade. Os "laços" virtuais servem como balizas para essa medição. Diferentemente dos radares com "laços" físicos, o doppler pode medir a velocidade de um veículo a uma distância de até 100 metros, seja antes ou depois do aparelho. Além disso, sua cobertura abrange até quatro faixas.
Além de medir a velocidade, o radar doppler verifica se o veículo está parado sobre a faixa de pedestres, faz conversões proibidas, trafega na contramão e avança o sinal vermelho. O dispositivo também é capaz de identificar o número de pessoas no veículo e se o motorista estava usando o celular enquanto dirigia.
Onde o radar já está funcionando?
Os radares doppler são considerados não intrusivos, o que significa que não é necessário destruir o pavimento para instalá-los. De acordo com Guilherme Araújo, diretor-presidente da Velsis, empresa especializada no setor, o radar já está operando em diversas cidades do país, incluindo São Paulo, Curitiba, Salvador, João Pessoa, Campina Grande, Aracaju, Anápolis e Nova Hamburgo. A empresa relata que o novo radar já está multando motoristas infratores, que agora devem ter mais cautela para evitar as penalidades.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Terra Brasil