Segunda, 19 de Janeiro de 2026

Qualificação profissional eleva Mato Grosso do Sul no ranking de competitividade dos municípios

Estado se destaca no pilar de capital humano com programas de educação e inserção no mercado de trabalho

06/06/2024 às 09h01
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Bruno Rezende
Foto: Bruno Rezende

O ensino e a qualificação profissional têm sido fundamentais para impulsionar a superação da vulnerabilidade social em Mato Grosso do Sul. Segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, divulgado recentemente pelo CLP – Centro de Liderança Pública, quatro dos dez municípios da região Centro-Oeste melhor classificados no pilar Capital Humano são do estado sul-mato-grossense.

O pilar Capital Humano avalia o nível educacional da mão de obra, aspectos ligados à inserção no mercado de trabalho e os impactos sobre a produtividade da economia. Considera-se o número de matrículas nos ensinos técnico, profissionalizante e superior, bem como a qualificação dos trabalhadores em emprego formal.

Liderando o ranking estão Campo Grande (1º) e Dourados (2º). Três Lagoas (4º) e Corumbá (8º) também se destacam entre os melhores colocados. Além dos municípios sul-mato-grossenses, a lista inclui Cáceres (MT, 3º), Goiânia (GO, 5º), Cuiabá (MT, 6º), Anápolis (GO, 7º), Catalão (GO, 9º) e Sinop (MT, 10º).

O governador Eduardo Riedel destaca a importância da qualificação e da inserção no mercado de trabalho para erradicar a pobreza extrema. Ele ressalta o compromisso do estado em incluir os marginalizados na sociedade produtiva, indo além das tradicionais transferências de renda.

Um dos programas estaduais que reflete esse esforço é o MS Qualifica, que capacitou 144 mil pessoas em 2023, com um investimento de R$ 10 milhões. O programa Voucher Transportador, integrante do MS Qualifica, atende 1000 profissionais do transporte de cargas e ônibus. Já o Voucher Desenvolvedor capacita centenas de profissionais em áreas como desenvolvimento de sistemas e software.

O superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Castro Nogueira, destaca que o desempenho dos municípios sul-mato-grossenses reflete o resultado alcançado pelo estado como um todo. Ele ressalta a importância dos programas de qualificação da Funtrab e da Semadesc para o desenvolvimento da região.

De acordo com o relatório do CLP, ampliar a qualificação da mão de obra é essencial para aumentar a competitividade, a produtividade da economia e o desenvolvimento econômico e social dos municípios. O pilar de Capital Humano complementa os pilares de educação ao avaliar a formação dos indivíduos voltada diretamente para o mercado de trabalho.

O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. A valorização da educação e da qualificação profissional figura como peça-chave no desenvolvimento sustentável dos municípios e do país como um todo.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários