Domingo, 07 de Setembro de 2025
Publicidade

Gaeco prende mais dois em nova fase de operação que abalou estruturas administrativas

Investigação aponta continuidade de fraudes e desvio de dinheiro público em compras governamentais; dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos

06/06/2024 às 10h31
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deu prosseguimento à Operação Turn Off nesta quinta-feira (6), com a deflagração da sua 2ª fase. O foco desta etapa são as investigações sobre fraudes e desvio de dinheiro público em compras governamentais.

Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão em Campo Grande. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados até o momento, mas o Ministério Público Estadual (MPE) revelou que os alvos já eram réus em processos anteriores por fraudes e desvio de dinheiro em compras públicas.

Segundo informações do MPE, os alvos das prisões preventivas foram denunciados por diferentes casos de desvios, incluindo fraude na compra de uniformes escolares, produtos médico-hospitalares e aparelhos de ar-condicionado, totalizando milhões de reais desviados dos cofres públicos. Além disso, em 2024, foram denunciados por fraudes e corrupção em procedimentos de compra de materiais de ostomia para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campo Grande, e na contratação de empresa para emissão de laudos médicos pela Secretaria de Estado de Saúde.

A primeira fase da Operação Turn Off ocorreu em novembro do ano passado, resultando na prisão de oito pessoas, incluindo figuras importantes como adjuntos da Secretaria de Educação e da Casa Civil. A continuidade das investigações revelou a necessidade da segunda fase, devido à persistência dos envolvidos em práticas criminosas, inclusive de lavagem de dinheiro.

A expectativa é que as medidas tomadas nesta segunda fase contribuam para desmantelar as organizações criminosas e punir os responsáveis pelos desvios de recursos públicos.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Investiga MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários