Terça, 27 de Janeiro de 2026

Reviravolta política: Lucas de Lima deixa o PL após decisão judicial

Deputado estadual retorna ao PDT por força de liminar e promete recorrer ao TSE

13/03/2025 às 09h34
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Redes Sociais
Foto: Divulgação/Redes Sociais

A passagem do deputado estadual Lucas de Lima pelo Partido Liberal (PL) durou pouco mais de um mês. Após filiar-se à legenda em 5 de fevereiro, o parlamentar comunicou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) sua desfiliação, em um comunicado conciso: "Venho informar ao senhor presidente, para todos os efeitos, tornar pública e requerer que seja divulgado de forma interna nesta Casa de Leis a minha desfiliação ao Partido Liberal".

A saída repentina do PL, partido que havia garantido ao deputado um espaço maior na ALMS, com presença em todas as comissões da Casa, surpreendeu o cenário político sul-mato-grossense. No entanto, a explicação para a desfiliação veio à tona logo em seguida: uma decisão judicial o obrigou a retornar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), sua antiga legenda.

"Eu tive que me desfiliar porque estou respeitando uma ordem judicial. O PDT recorreu à decisão do TRE, de 6 a 1, que me dava o direito de sair do partido por justa causa. Eles recorreram ao TSE e uma decisão monocrática foi a favor deles. Portanto, tive que voltar ao partido. Pedi minha desfiliação por esse motivo, mas estou recorrendo agora com um agravo para ser votado no TSE. Não houve brigas, apenas esse fato", esclareceu Lucas de Lima.

A saga política do deputado teve início em setembro de 2023, quando ele obteve, no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), o direito de deixar o PDT. A decisão foi motivada por sua insatisfação com a legenda, que não lhe concedeu o comando do partido no estado, mesmo sendo o deputado com o mandato mais importante na ALMS.

Lucas de Lima almejava concorrer à prefeitura de Campo Grande e figurava entre os favoritos nas pesquisas de intenção de voto. No entanto, desistiu da candidatura e viu sua insatisfação aumentar após o PDT realizar reuniões para definir candidatos a vereador na capital sem convidá-lo, mesmo sendo o presidente municipal do partido.

Após a decisão do TRE-MS, o PDT recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, em decisão monocrática, determinou o retorno de Lucas de Lima à legenda. O deputado, por sua vez, promete recorrer da decisão e aguardar o julgamento do agravo no TSE.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Investiga MS

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS
Política Há 4 dias Em Mato Grosso do Sul

Aposta na Competitividade: o Xadrez Fiscal de Riedel e o Futuro do MS

Em meio à elevada carga tributária nacional, Mato Grosso do Sul se destaca como o estado com o menor ICMS do país. A decisão do governador Eduardo Riedel de não aumentar impostos rompe com a lógica arrecadatória tradicional e exige forte ajuste interno. Com cortes de gastos e investimentos estratégicos, o governo aposta no crescimento econômico como caminho para preservar a competitividade e o poder de compra da população, projetando um legado que ultrapassa o calendário eleitoral.
MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta
Entrevista Há 2 meses Em Mato Grosso do Sul

MS se destaca entre os estados que mais geraram empregos no país: análise e entrevista exclusiva com Wilton Acosta

Com índice de desemprego entre os mais baixos do país, o Mato Grosso do Sul consolida-se como polo de geração de empregos — e o mérito da virada está mais no planejamento regional do que em ações do governo federal
Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS
Política Há 2 meses Em Mato Grosso do Sul

Reforma de Riedel REORGANIZA Forças para 2026: Nova Disputa por Espaços e o Xadrez Político no MS

Ajustes estratégicos ganham força com a troca na Casa Civil, pressão por novos espaços, ascensão de Rose Modesto e a consolidação da dupla Azambuja-Contar no Senado que empurra Nelsinho Trad para a oposição.
Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS
Refis Há 3 meses Em Mato Grosso do Sul

Governo de Mato Grosso do Sul estende prazo do Refis e facilita renegociação de dívidas do ICMS

Contribuintes poderão aderir ao programa até 15 de dezembro e parcelar débitos em até 36 vezes, com condições especiais para o setor agropecuário e inscritos na Dívida Ativa