A mandioca mostrou sua força no primeiro semestre de 2025 e se firmou como o grande carro-chefe da produção sul-mato-grossense. Sozinha, foram 3 mil toneladas comercializadas na Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), liderando o ranking de vendas e confirmando sua importância para a economia do estado.
Logo atrás, os ovos (2,3 mil toneladas) e a laranja (2,1 mil toneladas) completam o pódio dos produtos mais procurados, consolidando o protagonismo da agricultura e da pecuária familiar na mesa dos consumidores.
No total, Mato Grosso do Sul comercializou 16,9 mil toneladas de frutas, verduras e legumes entre janeiro e junho, um crescimento de 18,78% em relação ao mesmo período de 2024. Quando comparado ao segundo semestre do ano passado, o salto é ainda maior: 19,06%.
O desempenho mostra a força da produção local. Terenos liderou o abastecimento com 4,4 mil toneladas, seguido de Sidrolândia (4,1 mil toneladas) e Campo Grande (1,7 mil toneladas). Ao todo, 66 produtos cultivados no estado foram vendidos na Ceasa-MS.
“O crescimento de Mato Grosso do Sul no volume de produtos comercializados pela Ceasa-MS demonstra o fortalecimento da produção local e a ampliação da presença dos agricultores sul-mato-grossenses no mercado. É motivo de orgulho para os produtores e para a economia do estado”, destacou o diretor de Abastecimento e Mercado, Fernando Begena.
Mesmo com a boa performance, São Paulo (26,9 mil toneladas) e Paraná (18,9 mil toneladas) seguem liderando o fornecimento de hortigranjeiros à Ceasa-MS. Mato Grosso do Sul aparece na 3ª posição, consolidando seu espaço e ampliando a competitividade no setor.
No total, a Ceasa-MS movimentou 116,5 milhões de quilos de produtos no primeiro semestre, alta de 9,43% sobre 2024.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias e siga nossas redes sociais.