
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou um estudo nesta quarta-feira (4), em que o Brasil em cada três empresas do país, duas são MEIs (microempreendedores individuais), ou seja, 69,7% do total de empresas e outras organizações.
Também corresponde a 19,2% do total de ocupados formais, já incluindo os que trabalham como MEIs. Foi registrada alta na comparação com 2019, quando o país tinha 9,6 milhões de microempreendedores individuais, ou 64,7% do total de empresas e outras organizações e 15,2% do total de ocupados formais.
Considera-se total de ocupados formais a soma do número de MEIs, seus empregados e o pessoal ocupado do Cempre (Cadastro Central de Empresas), do IBGE.
Ainda na comparação entre os dados de 2021 e 2019, verificou-se que o número de MEIs empregadores ainda não retomou o patamar pré-pandemia de Covid-19. Em 2019, havia 146,3 mil MEIs com empregados, enquanto em 2021 o quantitativo diminuiu para 104,9 mil.
O levantamento, que foi feito pela primeira vez, é classificado como estatística experimental, e utilizou como fontes diferentes registros administrativos. “Os MEIs têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho formal do país, mostrando uma crescente evolução. A maior parte deles está concentrada na região Sudeste, explica Thiago Ferreira, analista da pesquisa.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Portal R7