Domingo, 09 de Novembro de 2025

Maceió: Solo de mina afunda 5,7cm em 24 horas e chega a 2,06m

O afundamento chegou a um total de 2,06 metros de profundidade

08/12/2023 às 12h20 Atualizada em 08/12/2023 às 17h33
Por: Tatiana Lemes
Compartilhe:
Foto: Itawi albuquerque
Foto: Itawi albuquerque

A Defesa Civil de Maceió atualizou a informação sobre o afundamento da área ao redor de uma mina de sal-gema na manhã desta sexta-feira (8), o movimento total apresentado nas últimas 24h é de 5,7 cm.

Assim, o afundamento chegou a um total de 2,06 metros de profundidade. Por outro lado, a velocidade foi reduzida de 0,28 cm/hora para 0,23cm/h. As autoridades pedem que a população local evite transitar pelo bairro do Mutange.

O pior cenário seria o colapso da área, com cratera que poderia chegar a 152 m de raio. O bairro do Mutange, em Maceió (AL), que faz parte da zona crítica para risco de colapso, registrou maus de mil abalos sísmicos no espaço de cinco dias.

As atividades de mineração da Braskem nesses poços de sal-gema provocaram o deslocamento do solo há anos, numa situação que já obrigou mais de 55 mil pessoas a deixarem suas casas desde 2018, quando foi sentido o primeiro tremor de terra no bairro do Pinheiro.

Após esse abalo, surgiram relatos de rachaduras em imóveis e crateras em vias públicas, que se expandiram para o Mutange, Bebedouro, Farol e Bom Parto, que, junto ao de Pinheiro, são os cinco bairros de Maceió afetados pela escavação do solo.

As investigações começaram, e somente em 2019 o Serviço Geológico do Brasil (SGB), antigo CPRM, divulgou o relatório de estudos com a conclusão de que o problema é causado pela extração de sal-gema, realizada pela Braskem há mais de 44 anos.

O governo federal está acompanhando o caso com mais atenção desde a emergência da mina 18, e a expectativa das autoridades locais é ajudar a encontrar soluções mais definitivas para os afetados e para a cidade de Maceió. Com um pedaço isolado, a capital enfrenta problemas no trânsito e perdeu escolas e hospitais.

Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias. 

*Com informações Metrópoles

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários