
O governo brasileiro, por meio de uma nota oficial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), anunciou que está acompanhando "com atenção o processo de apuração" da eleição presidencial na Venezuela, realizada no domingo (28). O comunicado destacou o "caráter pacífico da jornada eleitoral" e reafirmou o princípio da soberania popular, enfatizando a necessidade de uma verificação imparcial dos resultados.
Segundo a nota, o governo brasileiro aguarda que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela publique dados desagregados por mesa de votação, considerando este passo essencial para garantir a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito. Este posicionamento foi reforçado pelo assessor especial de assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, que sublinhou a necessidade de cautela. O Brasil espera a totalidade das atas das zonas eleitorais venezuelanas antes de reconhecer o resultado final.
"Também não vou endossar nenhuma narrativa de que houve fraude. É uma situação complexa e nós queremos apoiar a normalização do processo político venezuelano", declarou Celso Amorim em nota à imprensa.
Na madrugada desta segunda-feira (29), o CNE da Venezuela anunciou a reeleição do presidente Nicolás Maduro. No entanto, a oposição, liderada por Edmundo González, contestou o resultado, alegando que González teria recebido pelo menos 70% dos votos, embora não tenha apresentado provas. Após o anúncio da vitória de Maduro, o site do CNE ficou fora do ar e permanece inacessível, aumentando as suspeitas de irregularidades.
Os opositores, em coletiva de imprensa, acusaram o governo de dificultar o acesso às atas impressas das zonas eleitorais, afirmando que conseguiram obter apenas 40% dos documentos necessários para a checagem dos resultados. A eleição foi marcada por um clima de tensão, com ameaças de Maduro de um "banho de sangue" caso perdesse, e ataques aos processos eleitorais do Brasil e dos Estados Unidos.
O governo brasileiro, ao reiterar a importância de uma apuração transparente, busca contribuir para a normalização do processo político na Venezuela e assegurar que a vontade do povo venezuelano seja plenamente respeitada.
Receba as principais notícias do Brasil pelo WhatsApp. Clique aqui para entrar na lista VIP do WK Notícias.
*Com informações Metrópoles